AMERICA LATINA

AMERICA LATINA

sexta-feira, 27 de maio de 2011

ASPECTOS SOCIECONÔMICOS

Agricultura

A agricultura de subsistência era a principal atividade econômica dos povos originais da América Latina, Essa atividade era complementada pela caça, pela pesca em rios e lagos e pala coleta de frutos e raízes.
A colonização européia introduziu a lavoura comercial, destinada aos mercados europeus e com exclusiva finalidade do lucro. Surgiu então uma nova forma de atividade agrícola na América Latina.
Com o passar do tempo, tanto a agricultura, de origem européia sofreram modificações. 

Pecuária

Os europeus introduziram a pecuária na América Latina como uma atividade secundaria.
Contudo, a criação de bovinos e ovinos desenvolveu-se enormemente na planície Platina, favorecida pela existência de ótimas pastagens naturais. Por isso, desde muito tempo, o Uruguai e sobretudo a Argentina são exportadores de carne, lã e couro. Nesses países, são criados animais de origem européia, adaptados ao clima temperado. Aí a pecuária é feita de modo mais ou menos intensivo.

Extrativismo e Mineração

A América Latina possui numerosos e grandes recursos minerais, sendo que muitos deles ainda não são explorados. Além disso, é provável que a riqueza mineral seja maior do que se sabe, pois o subsolo latino-americano não é bem conhecido, por causa da falta de maiores pesquisas.
A exploração mineral para fins comerciais começou com a vinda do europeus. Os espanhóis organizaram grandes empreendimentos para extrair os minerais e leva-los para a Europa.
Indústrias
No conjunto, a América Latina tem poucas indústrias. As principais são as seguintes:
- Indústrias Tradicionais
São as indústrias leves e de bens de consumo, ou seja, destinada a satisfazer às necessidades elementares da população.
As principais são as indústrias de produtos alimentícios e a indústria têxtil.

FONTE;
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080331073121AAfcgzU

Nenhum comentário:

Postar um comentário